Não saia de casa sem protetor solar!
21 mar 2024
Atualizado em 21 mar 2024O uso de protetores solares é recomendado por todos os dermatologistas e especialistas que cuidam da pele.
Seu uso diário é recomendado para se evitar os danos dos raios ultravioletas sobre a pele ao longo de toda a vida. Sabe-se que os raios ultravioletas são causadores de envelhecimento da pele, câncer de pele e até mesmo queimaduras. O câncer de pele é o tipo de câncer mais prevalente no Brasil, sendo sua principal causa a exposição sem proteção aos raios solares. O Brasil é um país tropical, onde incide altos índices de radiação ultravioleta, por este motivo é de grande importância a conscientização do uso rotineiro de protetores solares e a não exposição ao sol com a finalidade estética, prática muito comum no nosso país. A conscientização deve ser realizada desde a infância, com ações em escolas e educacionais, uma vez que os efeitos da radiação ultravioleta são cumulativas ao longo de toda a vida. Como diria Pedro Bial: “use filtro solar”, essa é uma dica valiosa para o cuidado com nossa saúde.
O uso do protetor é recomendado desde os seis meses de vida, diariamente, por toda a vida. Antigamente recomendava-se banho de sol nas crianças após o nascimento, porém hoje sabe-se que esta prática propicia danos na pele, sendo então substituída pelo uso de vitamina D oral. Para esta população, não é recomendada a exposição solar, e quando esta for realizada, deve-se utilizar medidas como uso de chapéus, óculos e de roupas protetoras.
Há diferentes formas de se evitar a radiação ultravioleta, dentre elas o uso de chapéus, óculos escuros, roupas com proteção, uso de protetores físicos ou químicos. Os protetores químicos são os mais utilizados, devido sua fácil aplicação. Eles são classificados de acordo com o seu grau de proteção, o chamado FPS- fator de proteção solar. Os produtos de maior FPS são indicados principalmente para áreas expostas como a face, braços e pernas e para peles sensíveis. Para dias recreativos são recomendados protetores que sejam resistentes à água e sua reaplicação freqüente, uma vez que o produto pode sair mais facilmente da pele. A quantidade aplicada deve ser generosa e deve ser idealmente feita quinze minutos antes da exposição ao sol.
A escolha do protetor solar deve ser de acordo com o tipo de pele, pois varia de acordo com o grau de oleosidade, peles idosas, de crianças e de acordo com a etnia dentre outros fatores, assim, deve ser indicada por um especialista. No mercado ainda encontramos protetores para a pele da face e pele do corpo, devendo-se seguir as orientações dos fabricantes para sua aplicação, uma vez que um produto de corpo não deve ser utilizado na face devido riscos como reações de sensibilidade, alergias e irritações.
Dentre as marcas mais utilizadas temos a Isdin, L'oréal, Episol, Minesol, Netrogena, todas elas você encontra no link abaixo, com promoções que vão te ajudar a manter o uso rotineiro do seu protetor preferido e pagando bem menos do que você encontra em lojas físicas ou demais sites.
Link dos protetores solares: